sábado, 20 de outubro de 2007

Lusofonia

1 . Lusofonia

Hip Hip Hurra!: este é o primeiro JOTI Lusófono da história! Essa palavra é muito bonita, LUSÓFONO... Mas o que exatamente é Lusofonia? O que é um país lusófono? Quais Associações Escoteiras fazem parte da Comunidade do Escotismo Lusófono? Quem foram os primeiros signatários desta comunidade, onde foi firmado o acordo que deu origem à ela e quais seus principais objetivos?

Vocês deverão descobrir tudo isso, além da capital, nome do Presidente, moeda corrente, bandeira e Flor de Lis de cada Associação Escoteira dos países-membros da CEL.

No espaço reservado à sua base no site JOTI Lusófono, há um campo para a resposta desta tarefa.
OBS.: os LINKS das imagens solicitadas nesta tarefa deverão, também, ser incluídos no campo de resposta da tarefa.
Mas o que exatamente é Lusofonia? O que é um país lusófono? Quais Associações Escoteiras fazem parte da Comunidade do Escotismo Lusófono? Quem foram os primeiros signatários desta comunidade, onde foi firmado o acordo que deu origem à ela e quais seus principais objetivos?

-Lusofonia, é o conjunto de identidades culturais existentes em países falantes da língua
portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.

-Associações participantes:
Associação Escuteiros de Angola (AEA)
União dos Escoteiros do Brasil (UEB)
Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB)
Associação dos Escuteiros de Cabo Verde (AECV)
Grupo de Escuteiros Lusófonos de Macau (GELM)
Liga dos Escuteiros de Moçambique (LEM)
Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP)
Corpo Nacional de Escutas (CNE)

- surgiu oficialmente em 06 de agosto de 1995, quando os representantes da Associação dos Escuteiros de São Tomé e Principe, do Corpo Nacional de Escutas, do Corpo Nacional de Escutas de Guiné-Bissau e da União dos Escoteiros do Brasil assinaram a "Carta do Escutismo Lusófono", durante o 18º Jamboree Mundial, realizado na Holanda.A finalidade da CEL é criar um espaço de diálogo entre os escoteiros e escuteiros dos países de língua portuguesa, fortalecendo a fraternidade mundial e a aproximação entre os povos.

2) Será que vocês sabem mesmo tudo o que aconteceu lá? E aqueles detalhes sobre a vida de B-P que não costumam estar em nossos manuais? A tarefa, agora, requer muita pesquisa e dedicação. Pesquisem por toda a internet à procura de nomes, datas, números e valores. Cuidado para que não se percam e mãos à obra!

*Seu pai, Reverendo H.G. Baden Powell era pastor da igreja anglicana, sua mãe, Henriqueta Smith era filha do Almirante Wiliam Smith. O pequeno BP conhecido entre os familiares e amigos por Ste, era uma criança magra, nervosa, rosto miúdo, inteligente e esperto.

*Sua mãe, Henriqueta não se apavorara com esta difícil missão, assumindo o papel de mãe meiga, mas ao mesmo tempo enérgica e forte. Nos tempos livres ela gostava de levar os filhos a passear pelos bosques, explorando a natureza e descobrindo em conjunto os segredos dos animais de das plantas. Entregou a cada filho uma porção de horta para que a cultivassem; depois todos comiam o que cada um produzia.

*O irmão mais velho de BP, Warington, era muito aventureiro levando muitas vezes o jovem Ste com ele. Recorda BP: "...à noite acampávamos ao ar livre e cozinhávamos as nossas refeições, adquirido os víveres nas fazendas e nos lugares por onde passávamos ... também pescávamos muito ". BP regressava de férias com os joelhos arranhados, com calos nas mãos e os músculos fortalecidos, mas sobretudo com muitas aventuras vividas em contacto com a natureza e muitos conhecimentos e recordações da flora e da fauna da região.

*Quando ingressou na escola Chaterhouse (1870), gostava passar horas a fio na pequena mata de Chaterhouse a observar e conviver com os animais e com as plantas.
O diretor do colégio afirmava "este rapaz vale mais do que o seu trabalho de classe faz supor".

*Terminado o colégio BP tinha que escolher uma carreira. Com 19 anos sonhava com novas aventuras e viagens, quis por isso ser missionário; sua mãe foi claramente contra e conseguiu convence-lo a não o fazer. Robert escolhe então a carreira militar.

*No exame de admissão para o exército, entre 700 candidatos, foi classificado em 2º lugar para cavalaria e em 4º lugar para infantaria. Devido a esta brilhante classificação ficou isento de treino militar. o que lhe deu dois anos de avanço.

*Em 11 de Setembro de 1876, Baden Powell foi nomeado Sub-Tenente (Alferes) do regimento Hussards nº 13 que cumpria uma missão na Índia. Em 6 de Setembro do mesmo ano já estava em Bombaim. O seu desempenho neste regimento foi bastante bom e em 1883, com apenas 26 anos foi promovido a capitão.

*Em 1886 partiu para a Rússia com o seu irmão, oficial da polícia escocesa, para serviço de espionagem militar, onde viveu inúmeras aventuras, tendo inclusivamente experimentado o cativeiro, do qual conseguiu escapar

*Faleceu a 8 de Janeiro de 1941 – pouco mais de um mês antes de completar 84 anos.

Nenhum comentário: